caro irmão... Seja bem vindo!

Bento XVI deixa Portugal, reforçado pelo apoio dos fiéis

De Catherine JOUAULT

PORTO, Portugal — O Papa Bento XVI encerrou nesta sexta-feira a peregrinação a Portugal com uma última grande missa celebrada no Porto onde, como em Lisboa, mas principalmente em Fátima, uma multidão de fiéis entusiastas lhe manifestaram apoio, apesar da crise vivida pela Igreja, permeada de escândalos.

Como na véspera, em Fátima, Bento XVI foi recebido no Porto por uma explosão de alegria e exuberância, que contratava com a reputação de austeridade deste bastião católico e conservador do norte do país.

"É um dia de grande alegria. Esperei por este momento durante toda a semana. Rezei muito, aguardando este dia excepcional", confiou Rosa Cunha, enrolada numa bandeira portuguesa para se proteger do frio e da chuva intermitente que caía na praça da Avenida dos Aliados.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, entre 120.000 a 150.000 fiéis foram à Avenida dos Aliados, que tem capacidade para 200.000 pessoas.

Durante a missa, celebrada num clima de profundo recolhimento e grande solenidade, o papa, que usava um casulo vermelho - a vestimenta sacerdotal que se sobrepõe à alva e à estola -, insistiu sobre a importância para os católicos de "ir ao encontro de outros" para partilhar a fé, sob pena de "morte" da "presença da Igreja no mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário